51035.21 €
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38276.42 €
Estudos e Avaliação
75 %
01/06/2024
31/12/2024
Centro
Estudo Temático de Desenvolvimento da Digitalização das Empresas da Região Centro
Código da Operação: PAT2030-FEDER-00329800
O estudo promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria e cofinanciado pelo PAT 2030, no âmbito da Tipologia de Ação “Estudos e Avaliação”, visou analisar os desafios na região Centro, relativos às dimensões da transição digital e da intensidade digital das empesas:
- Identificar os fatores facilitadores da intensidade digital e da Digitalização nas empresas portuguesas;
- Identificar as barreiras a uma maior intensidade digital e da Digitalização nas empresas portuguesas;
- Analisar os desafios da intensidade digital e da Digitalização (fatores facilitadores e as barreiras) ao nível territorial (NUTS II – Região Centro);
- Encontrar diferenças de intensidade digital em empresas com diferentes caraterísticas ao nível territorial (NUTS II – Região Centro).
O estudo iniciou-se com a revisão da literatura sobre o tema da digitalização das empresas. Depois, concentrou-se em temas que olham para o futuro da transformação digital, com especial ênfase para os benefícios que podem ser alcançados pelas empresas que conseguem integrar a digitalização de forma bem-sucedida. Além das melhorias óbvias na eficiência operacional e na redução de custos, destacaram-se vantagens como o aumento da competitividade, a personalização de serviços para os clientes e a criação de novos mercados através da expansão digital. O estudo examinou ainda, como iniciativas governamentais e programas de incentivo financeiro têm ajudado a reduzir as barreiras à digitalização, tendo sido identificadas lacunas, como o acesso limitado a certos programas ou a burocracia excessiva, que dificultam a participação das empresas. Por último, o estudo concentrou-se em temas que olham para o futuro da transformação digital, com especial ênfase para os benefícios que podem ser alcançados pelas empresas que conseguem integrar a digitalização de forma bem-sucedida. Além das melhorias óbvias na eficiência operacional e na redução de custos, destacam-se vantagens como o aumento da competitividade, a personalização de serviços para os clientes e a criação de novos mercados através da expansão digital.
O Relatório Final produzido assume-se como um guia estratégico para as possibilidades oferecidas pela transformação digital; através de uma abordagem prática e analítica, pretende-se incentivar as empresas a refletir sobre o seu estágio atual de digitalização e a inspirar-se para tomar medidas concretas.
O estudo desenvolveu-se ao longo de 9 meses, tendo-se iniciado em junho de 2024, podendo o Relatório Final ser consultado aqui
De realçar que, por forma a fomentar o diálogo em torno do tema, teve lugar no dia 12 de junho de 2024, nas instalações da CEFAMOL, na Marinha Grande, um Seminário com o Tema “ Transformação Digital na Relação com os Clientes”.