O PAT 2030 aprovou no âmbito do AAC 20 “kNOW4EUF: Estudos temáticos que reforcem o conhecimento e uma maior eficácia da aplicação dos Fundos Europeus” 6 candidaturas para a realização de estudos na área da “Educação, formação, emprego e inclusão social“.
Pretende-se estimular a realização de estudos de natureza técnica e científica que conduzam a uma maior eficiência e eficácia na aplicação dos Fundos, que sejam relevantes para a melhoria dos instrumentos de apoio à decisão ou que, no âmbito da esfera de atuação desses Fundos, contribuam para a concretização das prioridades do Portugal 2030 e das orientações comunitárias.
Os estudos aprovados são os seguintes:
- “Estudo Prospetivo Sobre as Gerações Z e Alpha – Reinventar o Ensino/ Aprendizagem com Apoio da IA” | C.E.U. – Cooperativa de Ensino Universitário, C.R.L. | estudo a concluir até 31.dez.26. O estudo parte da constatação de que os modelos pedagógicos atualmente predominantes – baseados em transmissão expositiva, avaliação padronizada e fraca personalização – revelam uma crescente inadequação face às características cognitivas, emocionais e digitais das novas gerações. A Geração Z (nascidos entre 1997–2012), já plenamente integrada no ensino superior, e a emergente Geração Alpha (nascidos após 2010), com entrada progressiva nos sistemas educativos, apresentam padrões de aprendizagem centrados na interatividade, personalização, propósito e tecnologia, que desafiam o paradigma educativo vigente.
- “Carta das Cidades Amigas da Longevidade” | Conselho Económico e Social | estudo a concluir até 31.dez.26. O objeto de estudo é o desenho, desenvolvimento, validação e disseminação da Carta das Cidades Amigas da Longevidade. Esta Carta será um documento orientador, estruturado em dimensões e subdimensões estratégicas, com recomendações concretas para transformar as Cidades em ecossistemas que promovam bem-estar, saúde, participação cívica, inclusão social e igualdade intergeracional.
- “Migração e Trabalho – Políticas Baseadas em Evidência” | IPPS-IUL Instituto para as Políticas Públicas e Sociais | estudo a concluir até 30.set.26. Propõe-se a investigar, de forma aprofundada, os obstáculos à inserção no mercado de trabalho da população migrante ativa (18-65 anos) em Portugal, com especial atenção aos fatores que condicionam e a eficácia das políticas públicas e dos fundos de apoio à integração socioprofissional.
- “Pessoas com deficiência em Portugal: Prevalência, perfis e retratos sociológicos” | Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas | estudo a concluir até 31.dez.26. A presente Operação prevê realização de um estudo de prevalência e caracterização sociodemográfica da população adulta com deficiência e incapacidade em Portugal. Este projeto proporcionará conhecimento aprofundado sobre as condições de vida das pessoas com deficiência em Portugal, e contribuirá para “um melhor uso de informação estatística sobre deficiência, para apoiar processos de avaliação e decisão política nesta área” e pretende responder à seguinte questão de investigação: Quem são e como vivem as pessoas com deficiência e incapacidade em Portugal?
- “Estudo de prevalência da deficiência na população adulta em idade ativa” |da Associação ISCTE Conhecimento e Inovação – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias | estudo a concluir até 31.out.26. O estudo visa determinar a prevalência da deficiência na população adulta em idade ativa em Portugal, caracterizar o seu perfil sociodemográfico e aprofundar o conhecimento sobre as suas condições de vida. Inclui a definição conceptual e operativa do conceito de deficiência, um questionário e entrevistas aprofundadas, bem como a ampla disseminação dos resultados para apoiar a formulação de políticas públicas inclusivas e baseadas em evidência.
- “Alargamento do parque público de habitação – desafios ao desenvolvimento de uma política de habitação pública acessível” | Universidade Nova de Lisboa | estudo a concluir até 31.mar.26. A presente operação tem como finalidade a realização de um estudo técnico-científico centrado na análise crítica e sistematizada dos fatores que condicionam a eficácia e a eficiência dos instrumentos de política pública direcionados à expansão do parque público de habitação em Portugal. Este estudo incide sobre os últimos 15 anos e pretende apoiar a reconfiguração estratégica das políticas habitacionais públicas, visando a sua adequação às necessidades efetivas da população e reforçando a sua capacidade de resposta.
Os estudos que agora se iniciam, incluem a realização de sessões de divulgação pública dos resultados e os produtos finais desenvolvidos serão disponibilizados no website do PAT 2030.
Acompanhe-nos que iremos dando notícia sobre os estudos!
PAT 2030 a
Apoiar a Boa Gestão dos Fundos Europeus em Portugal

