No âmbito do Aviso para Apresentação de Candidaturas n.º 19/ 2025 do PAT 2030 foi aprovada a Operação “Sistemas de Informação do Portugal 2030 | 2026-2028” cujo o Beneficiário é a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C), enquanto órgão de coordenação técnica do Portugal 2030, com apoio Fundo de 21 milhões de euros, com uma taxa de cofinanciamento de 81,50%.
A candidatura agora aprovada, que irá decorrer entre 1 de janeiro de 2026 e 31 de dezembro de 2028, permitirá dar continuidade às atividades necessárias ao funcionamento eficaz e com rigor dos Sistemas de Informação do Portugal 2030, da responsabilidade do órgão de coordenação técnica, em resposta aos novos desafios e ambição em termos de transformação digital, interoperabilidade, complexidade funcional das Autoridades de Gestão e transparência do Portugal 2030.
Visa-se, assim, criar condições que permitam atender às exigências de eficácia e celeridade de execução do Portugal 2030, com intervenção de todos os atores do Ecossistema dos Fundos, num contexto de desenvolvimento tecnológico acelerado, relacionado com a expansão da automação e com o recurso a inteligência artificial.
Dando continuidade ao trabalho em curso, pretende-se:
- Reforçar e aprofundar um modelo de serviço em computação em nuvem;
- Assegurar os recursos para o desenvolvimento dos produtos digitais que tem a AD&C vindo a efetuar no âmbito dos Sistemas de Informação – Balcão dos Fundos, Framework de Formulários, Linha dos Fundos, AG+, ADC+, HubDados;
- Potenciar a utilização da inteligência artificial nos produtos digitais desenvolvidos pela AD&C, de forma a melhor a eficácia e eficiência dos sistemas, nomeadamente, ao nível da redução dos encargos administrativos das Autoridades de Gestão, dos candidatos e dos beneficiários;
- Facilitar o acesso aos dados e divulgar e compreender os resultados alcançados pelo Portugal 2030, junto das entidades que compõem o Ecossistema dos Fundos e do público em geral.
As novas potencialidades das tecnologias de informação e da inteligência artificial devem traduzir-se na melhoria da eficácia e eficiência do sistema, nomeadamente, ao nível da redução dos encargos administrativos das Autoridades de Gestão, dos beneficiários, do reforço da segurança dos Sistemas de Informação associados aos programas e do aumento da abrangência e qualidade dos instrumentos de política pública e de planeamento estratégico setorial e territorial.
Tratando-se de uma operação de custo total superior a 10 M€ será objeto de reporte e divulgação reforçada. Consulte o website do PAT 2030 | Operações Estratégicas para acompanhar a realização da operação.
PAT 2030 a
A Apoiar a Boa Gestão dos Fundos Europeus em Portugal